CUIDADOS PALIATIVOS EM UM HOSPITAL INFANTIL: COMPREENSÃO E VIVÊNCIA DE MÉDICOS E ENFERMEIROS NA ASSISTÊNCIA À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE NA SITUAÇÃO DO VIVER/MORRER

Introdução: Cuidado paliativo é uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida da família e dos pacientes com doenças que ameaçam a sua existência. Ele é um tema em desenvolvimento no Brasil e poucos estudos abordam a visão da equipe multidisciplinar. Objetivo: Ampliar a discussão sobre cuidados paliativos em um hospital infantil centro de especialidades pediátricas e referência em doenças crônicas por meio da análise da compreensão dos profissionais da área. Métodos: Estudo transversal, descritivo, unicêntrico e quali-quantitativo que abordou médicos e enfermeiros em contato com pacientes candidatos a receberem cuidados paliativos. Utilizou-se o questionário ´The palliative care knowledge test´ (NAKAZAWA et al, 2009). Os domínios das questões foram analisados com uso de testes Mann-Whitney, correlações de Spearman, testes Kruskal-Wallis e comparações múltiplas de Dunn (KIRKWOOD e STERNE, 2006) a depender do quesito analisado. Resultados: Dos 94 participante, mais da metade (64,4) havia recebido aula sobre cuidados paliativos na faculdade, o critério aula após formado ficou empatado em 50 e pouco mais da metade (53,9) já havia participado de seminários sobre o tema. Os domínios das questões avaliadas não diferiram estatisticamente entre os sexos ou ter tido algum conhecimento em aulas, cursos e seminários prévios (p 0,05), não houve correlação estatisticamente significativa das idades e da experiência com os domínios das questões (p 0,05) e houve diferença estatisticamente significativa apenas na média de acertos do domínio sobre dispneia (p = 0,008), maior entre os médicos. Conclusão: A experiência clínica e a educação formal somam-se na construção do conhecimento sobre cuidados paliativos. Outros trabalhos são necessários para a estipulação de novos fatores que juntamente com os já analisados neste estudo podem cooperar com o desenvolvimento do ensino sobre o tema.