Introdução: Considerando a escassez de conhecimento da população em prestar os primeiros socorros, e a ausência de processos educativos para o atendimento desta demanda, principalmente a relacionada com educadores no ciclo de vida infantil e em idade escolar, este estudo tem como objetivo: avaliar o conhecimento dos professores do ensino fundamental referente ao atendimento de urgência e emergência em ambiente escolar. Método: Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, de caráter transversal, analítico. Em que teve como instrumento de coleta de dados um questionário elaborado na plataforma digital Google Forms, divido em três seções: a primeira com cunho socio econômico, a segunda com questões objetivas sobre as vivências previas acerca do tema, e a terceira seção com casos de histórias simuladas em que o participante escolheu a alternativa em que os cuidados são os mais adequados com base em seus conhecimentos. Participaram deste estudo 269 professores do ensino fundamental Ciclo I, sob a gestão do município de Marilia. Os dados coletados foram analisados no software SPSS (versão 24.0), sendo realizado o teste do Qui-quadrado para associação da distribuição da proporção com o nível de significado adotado de 5%. Resultados: Entre os participantes 53,2% já presenciaram alguma situação de urgência dentro da escola, em que 11,9% atuaram com segurança. Menos da metade (42,7%) das instituições formadoras trouxeram conteúdo acerca do tema durante a graduação, e 68,8% dos professores relatam nunca terem recebido capacitações e/ou treinamento sobre prevenção de acidentes escolares e primeiros socorros. Conclusão: Concluímos que existe uma lacuna conhecimento entre os professores de escolas municipais, referente ao atendimento de urgência e emergência no ambiente escolar. E que há necessidade de treinamentos e capacitações a estes profissionais, procurando dar subsídios para o enfrentamento em situações de urgência/emergência que podem ocorrer no ambiente de trabalho.