AVALIAÇÃO DA DOR EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIAS PEDIÁTRICAS

Introdução: Este estudo foi motivado pela dificuldade ainda existente ao analisar a dor, principalmente em situações de emergência pediátrica, seja pela subjetividade, pelo despreparo dos profissionais ou desvalorização dessa ação, fazendo-se necessário, portanto, maior compreensão do assunto. Objetivo: Identificar instrumentos utilizados para avaliação da dor e seu papel na qualidade do atendimento prestado em emergências pediátricas. Método: Trata-se de uma revisão narrativa de 18 artigos publicados na base de dados LILACS, entre 2018 e 2023. Resultados: A dor é uma experiência sensorial e emocional não prazerosa relacionada com dano à integridade tecidual, produzida pela ativação de mecanismos hormonais e aumento no nível de estresse oxidativo, sendo alerta para agravos à saúde. Sua avaliação pode ser feita por meio de escalas como a analógica visual, escala objetiva de dor e escala facial de dor, de acordo com a faixa etária da criança. O uso destas escalas deve ser associado ao autorrelato da criança, ao comportamento e às percepções dos acompanhantes, sendo que o padrão e as causas que reproduzem e intensificam a dor são mais importantes ao diagnóstico do que sua característica pela dificuldade da criança em caracterizá-la. Contudo, na prática, estas ferramentas não são utilizadas amplamente nos serviços de emergência pediátrica, comprometendo a qualidade da atenção prestada. Conclusão: A avaliação da dor em situação de emergência pediátrica é de extrema importância no cuidado à criança, porém ainda é um desafio por ser um sintoma subjetivo, geralmente subestimado pelo profissional, restrito uso das escalas mensuráveis na prática clínica e pela falta de diretrizes eficientes e específicas. Assim, é necessária a regulamentação do atendimento nas Unidades de Emergência Pediátrica por meio de protocolos que padronizem o uso de ferramentas de avaliação da dor e reforcem aos profissionais da saúde a importância da anamnese e do exame físico, visando um cuidado integral e humanizado.