ATIVIDADES PROFISSIONAIS CONFIÁVEIS EM EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução, O currículo baseado em competências (CBC) para a formação médica é uma proposição da Organização Mundial de Saúde em 1978 visando um aprendizado voltado para o que os médicos são capazes de fazer em cada uma de suas especialidades. Nos anos 2000 entidades canadenses e estadunidenses iniciam seus respectivos projetos de implementação de currículos através da elaboração de marcos de competências necessários para uma prática médica autônoma e responsabilizada. Em 2015 os respectivos CBCs passam para uma nova fase através da elaboração de ´atividades profissionais confiáveis´ (APC) como unidade tanto de orientação para os objetivos da formação quanto para avaliação. O objetivo desta apresentação é relatar a experiência de implementação de CBC baseado em APC de um recém credenciado Programa de Residência Médica em Emergência Pediátrica em Belo Horizonte.
Descrição do caso, um grupo de cinco preceptores elaborou através de reuniões presenciais e votações online utilizando como base para adaptação local as APC propostas pelo American Board of Pediatrics, bem como as competências e habilidades propostas pela Sociedade Brasileira de Pediatria e aprovadas pelo Conselho Federal de Medicina em 2015. Foram elaboradas cinco APC que o emergencista pediátrico deve ser capaz de realizar sem supervisão e criado um portfólio online para registros.
Discussão, As APC elaboradas ainda são muito baseadas em proposta internacionais e há ainda espaço para mais adaptações. Os anos de 2020 e 2021 estão sendo utilizados para avaliação e calibração dos instrumentos e capacitação continuada dos preceptores. Uma matriz de competências atualizada foi publicada em 2021 porém sem divergências entre as APC elaboradas pelo grupo.
Conclusão, O CBC é a uma proposta mais objetiva e eficaz de avaliação na formação médica mas ainda é incipiente no Brasil. O relato da nossa experiência pode servir de base para discussão em outros programas e futuras matrizes de competências da área de atuação.