INTRODUÇÃO: A asma é uma importante causa de consultas em serviços de urgência entre crianças de 4 a 9 anos e adolescentes. Baixos níveis de suporte familiar foram associados a um aumento nos sintomas da asma em adolescentes.
OBJETIVO: Avaliar a associação entre suporte emocional materno e visitas ao setor de emergência por asma, considerando a idade da criança.
MÉTODOS: Estudo transversal com 358 díades de mães e crianças/adolescentes com diagnóstico médico de asma, desenvolvido em dois ambulatórios de referência em pneumologia pediátrica. Os instrumentos utilizados foram o questionário de Suporte Social (MOS-SSS) e prontuário médico. Foi utilizado o método de regressão de Poisson multivariada com variância robusta para estimativa da razão de prevalência (RP) da associação entre suporte emocional materno e visitas ao setor de emergência por asma, com análise de modificação de efeito de acordo com a idade da criança.
RESULTADOS: Das 358 díades mãe/criança entrevistadas, 17,8 buscaram o setor de emergência nos últimos três meses devido à exacerbação da asma e 25 apresentaram um baixo suporte emocional materno. Às visitas ao setor de emergência foram associados, além do baixo suporte emocional (RP: 2,02, IC95: 1,04 3,93), a maior gravidade da asma nas crianças (RP: 1,75, IC95: 1,12 2,73) e a idade inferior a 5 anos (RP: 1,56, IC95: 1,00 2,43). Após a análise de modificação de efeito de acordo com a idade da criança, observou-se que a associação entre suporte emocional materno e ocorrência de visitas ao setor de emergência por asma só ocorre no grupo dos menores de cinco anos.
CONCLUSÃO: Houve associação entre a presença de baixo suporte emocional materno e a ocorrência de visitas ao setor de emergência por asma, particularmente no grupo de crianças menores de 5 anos.