INTRODUÇÃO
Em todo o mundo, a sepse e o choque séptico em pediatria são responsáveis por grande parte da mortalidade em Unidades de Terapia Intensiva pediátrica e uma das mais importantes causas de morte da faixa etária pediatrica.
OBJETIVOS
Descrever os aspectos gerais da sepse e do choque séptico no público pediátrico
MÉTODOS
Revisão bibliográfica realizada nas bases de dados PubMed e LILACS, entre 2013 a 2018, utilizando as palavras-chave: Sepsis, ´Septic´, ´Child´.
RESULTADOS
Sepse é um quadro inflamatório associado à infecção suspeita ou comprovada. Choque séptico é definido como sepse com disfunção cardiovascular. A taquicardia é um indicador sensível num quadro inicial de choque em crianças. Seu manejo precoce é altamente necessário, sendo indicado que na primeira hora após o diagnóstico sejam feitos os seguintes passos: monitorização, via aérea, circulação, intubação orotraqueal, antibioticoterapia, Agentes vasopressores/inotrópicos/ vasodilatadores e transferência para uma Unidade de Terapia Intensiva.
CONCLUSÃO
Por ser uma importante causa de morte em pacientes pediátricos no mundo, é de extrema importância que o diagnóstico e a intervenção terapêutica na sepse e choque séptico sejam agressivos e precoces