ANÁLISE DA PERCEPÇÃO SOBRE APTIDÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA EM RESIDENTES EM TÉRMINO DE CURSO.

Introdução: O PRM em pediatria orienta que 20 a 25% da carga horária do currículo deve ser dedicada às emergências e urgências pediátricas. Um estudo piloto avaliou as percepções dos residentes de terceiro ano em término do curso sobre suas percepções sobre sua aptidão após formação.

Objetivo: Descrever a percepção de aptidão em urgência e emergência de residentes de pediatria do terceiro ano.

Método: Foi aplicado um instrumento em amostra de conveniência de residentes do terceiro ano de PRM em pediatria. O estudo foi liberado pelo Comitê de Ética em Pesquisa responsável. As variáveis qualitativas politômicas sobre percepção de aptidão em variados temas da pediatria foram perguntadas. Utilizamos as respostas referentes ao tema de urgência e emergência pediátricas para esta submissão.

Resultados: Ao todo, 31 residentes de 6 instituições responderam ao instrumento, sendo 80,6% do sexo feminino e com uma mediana de idade de 27 anos. Quanto ao acesso a cenário de atuação “pronto atendimento” 61,3% respondeu ter acesso durante o programa. Ao indagar sobre o tema Emergência Pediátrica especificamente, todos os respondentes afirmaram que tiveram contato teórico e prático durante o curso, sendo que 22 consideraram o tempo dispendido para tal como “adequado”. Quanto a percepção de aptidão no tema, 11 residentes se consideraram “aptos e capazes de orientar sobre a área”, 7 “aptos e confiantes”, e nenhum se considerou inapto. Em comparação, quanto ao tema “cuidados paliativos” por exemplo, 8 respondentes se consideraram “inaptos”, e nenhum “aptos e capazes de orientar sobre a área”

Conclusão: O tema “emergência pediátrica” foi um dos melhores temas na avaliação de percepção de aptidão dentre os grandes temas abordados na pesquisa. A maioria dos residentes entrevistados considera a formação da residência no tema adequada.