ANÁLISE DA INGESTÃO ALIMENTAR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES OBESOS COM TRANSTORNO DA COMPULSÃO ALIMENTAR PERIÓDICA

Introdução :
O transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP) cursa com episódios recorrentes de grande ingestão de alimentos. A adolescência pode favorecer esses hábitos nutricionalmente inadequados. O TCAP pode estar associado à obesidade e dificultar seu manejo.
Objetivo: avaliar o recordatório alimentar em pacientes com obesidade com e sem TCAP
Métodos : estudo transversal descritivo realizado em 62 crianças e adolescentes obesos. Os pacientes, em consulta com a nutricionista, realizaram o recordatório alimentar (utilizou-se manual fotográfico de quantificação alimentar) e aplicação de questionário (BINGE) para avaliar a compulsão alimentar (TCAP), com tradução portuguesa devidamente validada. Indivíduos com pontuação menor ou igual a 17 foram considerados sem TCAP.
Resultados:
Foram incluídos 31 meninas e 31 meninos, com idade cronológica média de 11,3 anos (± 2,6), sendo divididos em 2 grupos: com TCAP (n= 20), sendo 8 meninos (40) e 12 meninas (60), zIMC = +3,4 (±0,7) e grupo sem TCAP (n= 43), com 19 meninas e 23 meninos, zIMC = +2,9 (±0,6). Não houve diferença entre os grupos com relação à idade cronológica e gênero. No grupo com TCAP o zIMC foi maior (p = 0,023, teste t). No entanto, quando analisado o recordatório alimentar, não houve diferença entre os grupos com relação à quantidade de calorias (p = 0,840), proporção ingerida de proteínas (p = 0,909), carboidratos (p = 0,952) e gorduras (p = 0,922).
Conclusão:
O recordatório alimentar não mostrou aumento de ingestão em pacientes com TCAP, sugerindo, portanto, que esse instrumento não auxiliou na identificação dessa alteração frequente em pacientes com obesidade. Dessa maneira, sugerimos a realização rotineira do questionário BINGE diagnóstico do TCAP nas crianças e adolescentes com excesso de peso.