ANÁLISE DA DIETA E ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES PEDIÁTRICOS COM SÍNDROME DE DOWN: ESTUDO DE CASO-CONTROLE.

O aumento nos casos de obesidade infantil é preocupante. O consumo de uma dieta balanceada, com níveis equilibrados de macro e micronutrientes é um dos pilares de enfrentamento desta condição. Pessoas com Síndrome de Down (SD) apresentam necessidades nutricionais específicas à sua condição genética.
Objetivo: Comparar o estado nutricional e os componentes da dieta de dois grupos de crianças e adolescentes, sendo um com SD.
Método: Estudo caso-controle com coleta de dados clínicos e recordatório alimentar de 24 horas de pacientes em seguimento ambulatorial. Grupo Caso: com SD, e Grupo Controle: sem SD. Os dados nutricionais foram registrados e revisados, bem como recordatório alimentar de 24 horas com registros dietéticos de três dias consecutivos. O software NutWin e a Dietary Reference Intake (DRI) foram utilizados para avaliar os componentes da dieta e classificar a ingestão de nutrientes de acordo com gênero e idade, respectivamente. A análise foi realizada pelo teste qui-quadrado ou teste não paramétrico de Mann-Whitney. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.
Resultados: Os grupos caso e controle consistiram de 39 e 37 pacientes, a idade média foi 68 e 50 meses (44,3 e 46,4 DP), respectivamente. Diferenças estatisticamente significantes foram encontradas quanto à ingestão de vitamina C e vitamina A, adequada no grupo caso e a ingestão de proteína, lipídio, ferro e zinco, com deficiência no grupo controle. O consumo de fibra foi baixo em ambos. Obesidade e sobrepeso foram 23 e 30 nos grupos caso e controle, respectivamente, mas sem diferenças significantes nos diagnósticos nutricionais entre os grupos. Apetite reduzido, aversão alimentar e alergia foram relatados com maior frequência no grupo controle.
Conclusão: A adequação nutricional foi melhor no grupo com a SD. Sobrepeso e obesidade em idade muito precoce em ambos os grupos são motivo de preocupação, assim como a baixa ingesta de fibras.