A INFLUÊNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA).

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista pode ser caracterizado como um Transtorno Global do Desenvolvimento e cursa com uma história de mudanças no comportamento da criança, como dificuldade de comunicação e interação social, podendo afetar a vida social e escolar, bem como a vida familiar do indivíduo. No Brasil, uma em cada 160 crianças têm TEA, aproximadamente, se tornando necessário o investimento em detecção precoce para a melhora dos padrões como um todo e uma maior qualidade de vida. Portanto, o objetivo do trabalho se dá por elucidar a importância do diagnóstico precoce para a melhora da qualidade de vida em crianças portadoras de TEA.
Método: Trata-se de uma revisão sistemática realizada por meio de pesquisas na base de dados PubMed. Foram utilizados os descritores: “autismo” e “diagnóstico precoce”. Desta busca resultaram 1.785 artigos, submetidos aos critérios de seleção. Os critérios de inclusão foram artigos no idioma Inglês e Português, publicados no período de 2020 a 2023 que abordavam as temáticas para essa pesquisa e estudos de revisão sistemática disponibilizados na íntegra. Os critérios de exclusão foram: artigos duplicados e que não abordavam diretamente a proposta estudada. Após os critérios de seleção, restaram 201 artigos para a leitura.
Resultados: Após análise dos artigos, se foi visto que existe um grande aumento de diagnósticos do espectro autista nos últimos anos, principalmente na faixa etária pediátrica. Desta forma, sinais como contato visual anormal e atraso na fala devem ser rapidamente investigados para uma boa intervenção. Ou seja, é imprescindível a conscientização dos pais e médicos para o diagnóstico ocorrer assim que mudanças sejam percebidas.
Conclusão: Desse modo, conclui-se que é evidente a necessidade de investimento em investigação e diagnóstico precoce, visto que um bom tratamento pode reverter alguns dos sinais clínicos e melhorar a qualidade de vida da criança.