A IMPORTÂNCIA DE UM ESTREITAMENTO DE RELAÇÃO ENTRE O PROFISSIONAL PEDIATRA E A EDUCAÇÃO BÁSICA NA SAÚDE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Introdução: A inter-relação de setores sociais é uma necessidade há muitos anos no que se refere à assistência, atenção e seguridade social da população de maneira geral. Uma relação intrínseca, enfática e necessária entre a educação básica e atenção primária à saúde traria muitos benefícios no que tange a relação saúde e doença no âmbito da pediatria. Objetivando, sobretudo, inúmeros proventos e benfeitorias na prevenção de doenças consideradas endêmicas de determinadas regiões.
Método: Revisão bibliográfica de abordagem qualitativa, no periodo de janeiro de 2009 a julho de2018. Para coleta de dados foram utilizadas as bases Scielo, LILACS, PUBMED, COCHRANE e MEDLINE.
Objetivo: Analisar a importância de um estreitamento de relação entre o profissional pediatra e a educação básica na saúde de crianças e adolescentes, através dos proventos que tal relação traz para a saude escolar.
Resultados: O pediatra é um profissional chave na assistência à saúde promovendo cuidado e precauções. A educação básica deve receber de forma periódica este profissional, que pode contribuir com a organização escolar, entendendo o cotidiano local através de um trabalho de territorialização e ambientação, podendo trazer conhecimentos, ideias e aprimoramentos, além de buscar soluções que visem a minimizar, reduzir ou erradicar a incidência e/ou prevalência de determinadas doenças das populações pediátricas de escolas, creches e centros educacionais.
Conclusão: O pediatra poderá atuar diretamente na assistência em atendimentos de consultas, como também na realização de palestras, dinâmicas e projetos que envolvam tanto os discentes como os docentes e demais profissionais dos centros educacionais, podendo expandir para os responsáveis das crianças. Fomentando a promoção e prevenção à saúde nos moldes e princípios do SUS: de integralidade, considerando as crianças e adolescentes como um todo, atendendo suas necessidades, de equidade, objetivando reduzir as desigualdades e contribuir para a garantia do direito à saúde a todos, sem distinções.