A IMPLANTAÇ257,O DA CAMPANHA DE ANEMIA INFANTIL

Introdução
A anemia ferropriva infantil ocorre devido a insuficiente quantidade de glóbulos vermelhos saudáveis por deficiência de ferro no organismo. Atinge, principalmente, crianças até os 5 anos de idade e gestantes. 50 a 83 das crianças menores de 2 anos apresentam anemia. Diante desses dados, foi proposta uma campanha educativa sobre anemia infantil realizada por alunos de graduação em medicina da Faculdade Unilago com a aprovação da Secretaria de Saúde de São Jose do Rio Preto.
O projeto foi dividido em duas etapas. A primeira etapa consistiu em dois dias de aulas teóricas para os alunos que desejaram participar do projeto, visando prepará-los para a futura abordagem do tema. Na segunda etapa aconteceu a atuação dos graduandos nas Unidades Básicas de Saúde da cidade por meio de palestras e orientações de pais e familiares, além da distribuição de folhetos e apresentação de pôster com informações sobre anemia ferropriva, sua fisiopatologia, seus sintomas e seus métodos eficazes de tratamento, incluindo a alimentação adequada e a prevenção.
Resultados e Conclusão
A campanha visou a orientação de pais e responsáveis a respeito da anemia por deficiência de ferro e suas consequências para as crianças.
Foi realizada em aproximadamente 20 unidades de básica saúde, abrangendo pais de crianças entre 0 e 17 anos. Em geral, resultou em um bom aproveitamento por parte da população. Observou-se que a maioria das pessoas escutaram sobre o assunto, porém não dominavam seu entendimento. Fica clara a falta de orientação e a necessidade constante de alertar às pessoas sobre os cuidados infantis para prevenção e tratamento da anemia ferropriva.