“PAPILOMATOSE LARÍNGEA – UM DESAFIO DIAGNÓSTICO NO PRONTO SOCORRO DE PEDIATRIA”

Introdução
A papilomatose laríngea é uma causa de estridor laríngeo recorrente na criança. A seguir, a descrição de um paciente de 2 anos de idade, atendido em um Pronto Socorro Infantil com estridor recorrente.

Descrição do caso
E.B.S, 2 anos e 2 meses, sexo masculino, com história de respiração ruidosa há 2 meses. Foi atendido em serviços de emergência por diversas vezes sendo que, no último episódio, apresentava queixa de piora do estridor e do desconforto respiratório na última semana. Feita hipótese diagnóstica de estridor laríngeo recorrente. Realizada nasofibrolaringoscopia que evidenciou lesão de aspecto papilomatoso em prega ariepiglótica, com obstrução de 85 da luz glótica. Realizada exérese por laringoscopia de suspensão. Paciente evoluiu com remissão dos sintomas.

Discussão
A papilomatose laríngea é o tumor benigno mais comum da laringe que cursa com estridor laríngeo e graus variáveis de insuficiência respiratória. O seu diagnóstico é um desafio, pois seus sintomas (dispneia, rouquidão, estridor e sibilos) são comumente confundidos com o crupe viral, asma ou malformações congênitas (laringomalácea). A papilomatose laríngea está associada ao HPV do tipo 6 e 11 e a faixa etária mais acometida compreende dos 2 aos 4 anos de idade. Vários podem ser os métodos de tratamento, dentre eles a exérese do papiloma por ressecção cirúrgica por laringoscopia direta ou através do laser de CO2.

Conclusão
O diagnóstico da papilomatose laríngea é um desafio, principalmente, para o pediatra de Pronto Socorro. De caráter insidioso, pode evoluir para graus variáveis de insuficiência respiratória. A suspeita diagnóstica deve sempre fazer parte dos diagnósticos diferenciais nos casos de estridor laríngeo recorrente. A instituição do tratamento precoce e adequado, minimiza os riscos para uma evolução dramática de obstrução completa de vias aéreas com necessidade de traqueostomia.

Referencias bibliograficas
1) Zacharisen M. C., Conley S.F. Recurrent Respiratory Papillomatosis in Children: Masquerader of Common Respiratory Diseases. Pediatrics 2006,118 (5):1925:1931