Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida

Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida

Você sabia que no dia 19 de maio comemoramos o Dia Nacional de Doação de Leite Humano?

Esse dia, 19 de maio, e a Semana Nacional de Doação de Leite Humano foram criados pela Lei nº 13.227/2015 e representam uma forma de sensibilizar e chamar a sociedade para a importância da DOAÇÃO DE LEITE HUMANO, promover debates sobre a importância da amamentação e divulgar o trabalho dos Bancos de Leite Humano nos Estados e Municípios – atualmente com 233 e 240 postos de coleta de leite humano, o Brasil é referência mundial em Bancos de Leite Humano.

O leite humano é um alimento complexo e balanceado em sua composição, contendo carboidratos, proteínas, vitaminas, açúcares, lipídios, minerais, substâncias imunocompetentes (imunoglobulina A, enzimas, interferon), fatores moduladores de crescimento e água. Além de fatores emocionais e psicológicos. Devido a sua composição única, é a forma mais importante de nutrição exclusiva para bebês até seis meses de vida.


Principais benefícios do leite materno:

–Protege a criança contra diarreias, infecções respiratórias e alergias;

–Reduz em até 13% a mortalidade em crianças menores de 5 anos;

–Diminui o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

Qualquer quantidade de leite materno doada pode ajudar. Para se ter uma ideia, 1 ml de leite já é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição, dependendo do peso. O pote não precisa estar cheio para ser levado ao Banco de Leite Humano. Cada pote de 300 ml pode ajudar até 10 recém-nascidos por dia. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável, ter excedente de leite e não estar usando nenhum medicamento que interfira na amamentação. (Fonte: Ministério da Saúde)

Quer doar leite humano?

Basta seguir os seguintes passos:

Preparo do frasco para estocar o leite materno

1 – Lave um frasco de vidro (não serve de plástico) de boca larga com tampa de plástico (do tipo café solúvel), retire o rótulo e o papel de dentro da tampa;

2 – Coloque tampa e frasco em uma panela com água de forma que a água cubra os dois;

3 – Deixe ferver por 15 minutos, contando o tempo a partir do borbulhamento da água;

4 – Retire após esse tempo, com cuidado para não se queimar e escorra com a abertura do vidro voltada para baixo, sobre um pano limpo até secar, não use qualquer material para limpar o interior do frasco caso permaneçam gotículas de água;

5 – Caso não for utilizar imediatamente, guarde fechado na geladeira, tendo o cuidado de não tocar na parte interna da tampa ao fechar o frasco.


Para a coleta

1 – Use uma touca ou um lenço para cobrir os cabelos e uma fralda de pano ou máscara sobre o nariz e a boca;

2 – Lave mãos e braços até o cotovelo com bastante água e sabão;

3 – Lave as mamas apenas com água e seque com toalha limpa;

4 – Escolha para a coleta um lugar limpo, confortável e tranquilo, que não deve ser nunca um banheiro;

5 – Forre um lugar com pano limpo para apoiar frasco e tampa;

6 – Evite conversar ou falar ao celular durante a coleta.


Para a coleta do leite da mama

1 – Massageie as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (aréola) para o corpo; coloque o polegar acima na linha entre a parte mais escura e mais clara da mama; coloque o dedo indicador e médio abaixo da aréola; firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo; aperte o polegar contra os outros dedos até saírem gotas de leite;

2 – Despreze as primeiras gotas;

3 – Colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da aréola;

4 – Ao término, feche o frasco, identifique com nome e data e guarde no congelador ou freezer.

5 – Caso o frasco não esteja completamente cheio, ele poderá ser completado na próxima coleta até o volume de 2 dedos antes da tampa. Lembrar que o leite humano deve ser sempre conservado congelado.

6 – A doadora também poderá colher seu leite com bombas elétricas, sempre com os cuidados necessários na higienização dos componentes da bomba conforme orientação do fabricante.

O leite humano extraído para doação pode ficar no freezer ou no congelador da geladeira por até dez dias. Nesse período, deverá ser transportado ao Banco de Leite Humano, onde será feita a seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição para UTIs neonatais para a utilização na alimentação dos prematuros, que são os consumidores preferenciais do leite humano pasteurizado.

Para se cadastrar como doadora, basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano mais próximo de sua região, que poderá ser encontrado no site da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano (rblh.fiocruz.br). A maioria dos Bancos de Leite faz a coleta no domicílio da doadora e orienta a forma de extração e ordenha.

VEM SER UMA DOADORA!

Relatora:
Rosângela Gomes dos Santos
Presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo