A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), comemorada de 1o a 7 de agosto em mais de 120 países, é uma iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) www.waba.org.my, concebida em 1992 com o objetivo de incentivar a mobilização social para promover e proteger a amamentação.
O evento conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
No Brasil, a SMAM é coordenada pelo Ministério da Saúde desde 1999 e, a partir de 2006, conta com a parceria da Sociedade Brasileira de Pediatria.
A SMAM de 2007 tem como tema: ”Amamentação na Primeira Hora, Proteção sem Demora”. Evidências científicas recentes comprovam que, se todas as mulheres iniciassem a amamentação na primeira hora de vida, um milhão de mortes de recém-nascidos poderiam ser evitadas!
Desta forma, o incentivo ao estabelecimento da amamentação dentro da primeira hora após o parto deve ser considerado como um indicador de progresso na saúde para todas as comunidades, tanto locais quanto mundiais.
A Sociedade de Pediatria de São Paulo recomenda:
“Pediatras! Ajudem a divulgar os benefícios da prática da amamentação na primeira hora de vida. Dêem o primeiro passo para reduzir as excessivas taxas de mortalidade neonatal e, em conseqüência, a mortalidade de crianças menores de cinco anos!”
Leia mais
Apresentação sobre a SMAM 2007
Amamentação na primeira hora de vida pode salvar sete mil bebês a cada ano no Brasil
Links úteis
Associação Brasileira dos Profissionais de Bancos de Leite Humano e de Aleitamento Materno – ABPBLH
World Alliance for Breastfeeding Action – WABA
Texto atualizado em 6/08/2007.