A adolescência constitui uma fase crítica do crescimento e desenvolvimento humano que é caracterizada por profundas transformações. O adolescente realiza um movimento de ascensão, explodindo física e intelectualmente. Este jovem está à procura de sua identidade e de sua independência. Isto faz com que ele apresente uma série de características que, se por um lado propiciam que ele encontre a sua identidade adulta, por outro, contribuem para aumentar a sua vulnerabilidade. A necessidade de vivenciar novas experiências leva os adolescentes a se tornarem presa fácil a situações de risco, entre elas o uso de drogas.
No decorrer da história o ser humano vem utilizando produtos capazes de induzir alterações no seu estado de consciência, seu humor, suas sensações. Esses produtos são as drogas que têm a função do prazer imediato, principalmente em indivíduos que se encontram em período de transição entre valores antigos (que não têm sentido para eles) e novos valores, como na fase de adolescência. São usuários aqueles para os quais falta sentido para a vida ou indivíduos sem motivação (falta de escola, trabalho, etc). As drogas costumam ser classificadas de acordo com os efeitos que causam:
- Estimulantes (estimulam o sistema nervoso central = SNC) – cafeína, cocaína, anfetamina, tabaco, crack;
- Depressoras (deprimem o SNC) – calmantes, ansiolíticos, inalantes (cola), narcóticos (morfina, heroína), álcool;
- Alucinógenos (perturbam o SNC) – LSD, êxtase, mescalina, maconha, derivados de plantas, cogumelos – normalmente provocam alucinações;
- As drogas podem causar dependência física, ou seja, se o indivíduo deixar de usá-la sentirá um mal estar físico muito forte (síndrome de abstinência). Pode ocorrer também a dependência psicológica quando a droga ocupa o lugar central no pensamento, na emoção e atividade da pessoa.
Quais são os sinais de que o indivíduo possa estar usando drogas?
- Mudança de comportamentos
- Comportamentos arriscados
- Oscilação de humor
- Depressão
- Euforia, rir a toa de bobeira
- Reação de pânico
- Delírio (paranóia) e alucinações
- Psicose aguda
- Furto
- Promiscuidade
- Problemas legais
- Perda de noção de tempo e espaço
- Não ter paciência; estar sempre inquieto
- Ansiedade
- Trocar a noite pelo dia
- Andar com pessoas que usam drogas
- Isolar-se das pessoas que mais o querem bem e não possuem comportamento de usuários
- Mudança de hábitos pessoais
- Uso de colírios
- Alteração de apetite
- Menor atenção com higiene
- Perda de interesse por esportes
- Alteração no vestuário
- Problemas físicos: emagrecimento, olhos vermelhos, irritação nasal, tosse crônica
- Acidentes
- Picadas de agulhas
- Confusão mental
- Redução de memória para fatos recentes, falta de pontualidade, esquece seus compromissos
- Piora do rendimento escolar
- Raciocínio prejudicado (dificuldade de concentração)
- Repetência
- Falta a aulas
- Vadiagem
- Suspensão ou expulsão
- Problemas com os professores
- Agressividade, hostilidade
- Problemas de relacionamentos afetivos
- Mentiras freqüentes
- Angústia
- Despersonalização
- Fuga de dificuldades
O que poderá manter seu filho longe das drogas?
- Um bom relacionamento familiar
- Pais que mantém diálogo sincero com seu filho
- Pais que dão apoio emocional ao seu filho
- Pais que acompanham o rendimento escolar de seu filho
- Pais que passam responsabilidades aos seus filhos adolescentes
- Pais que são capazes de estabelecer limites e dizer não (e manter) quando necessário
- Pais que ajudam seus filhos nas dificuldades, mas não as resolvem por eles
- Pais que não dão tudo o que o adolescente quer, mas o necessário para que ele aprenda a lidar com frustrações
- Famílias que procuram manter a disciplina e rituais familiares como, por exemplo: horário de refeição, comemoração de aniversário, tempo disponível
- Adolescentes que recebem orientação espiritual e valores éticos e morais
- Adolescentes que se envolvem em atividades organizadas, como esportes, grupos de igreja, grupos com a presença de pais e/ou supervisão de adultos
- Adolescentes que apresentam progresso escolar, sensação pessoal de competência social e acadêmica
- Adolescentes com boa auto-estima e positividade
Links úteis: www.antidrogas.com.br
Relatoras:
Dra. Regina Célia Lucizani Muller
Membro do Departamento de Adolescência da SPSP; Pediatra especialista em Medicina da Adolescência pela SBP; Fundadora do Ambulatório de Adolescência do Departamento de Pediatria da FCM da UNICAMP, Campinas, SP.
Dra. Marcela Knox da Veiga
Membro do Departamento de Adolescência da SPSP; Pediatra Especialista em Medicina da Adolescência pela SBP; Pós-Graduada em Psicologia e Psiquiatria do Adolescente pela UNICAMP; Coordenadora do Ambulatório de Adolescentes da Prefeitura Municipal de Jundiaí, SP.
Texto original divulgado em Dez/2005.
Texto atualizado em 27/08/2007.