Aconselhamento breve na prevenção de álcool, tabaco e outras drogas

Aconselhamento breve na prevenção de álcool, tabaco e outras drogas

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 18/02/2022


Dia 18 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo e para lembrar desta data tão significativa trazemos aqui o Programa de Aconselhamento Breve na Prevenção do uso de Drogas Lícitas e Ilícitas.

Aconselhamento Breve (AB) nada mais é do que “gastar” alguns minutos tratando sobre a questão do álcool e outras drogas, atuando na prevenção para não usuários. Já Intervenção Breve (IB) é uma conversa mais dirigida para os usuários de droga, é um pouco mais elaborada e leva um pouco mais de tempo e dedicação.

Os primeiros trabalhos de AB foram devido ao uso excessivo de álcool. As IB visavam reduzir o consumo de álcool e os danos relacionados a aqueles que não estão buscando ativamente ajuda para problemas com álcool. As intervenções geralmente assumem a forma de uma conversa e podem incluir feedback sobre o uso de álcool, informações sobre possíveis danos e benefícios da redução da ingestão e conselhos sobre como reduzir o consumo. A discussão visa o desenvolvimento de um plano pessoal para ajudar reduzir o consumo. Intervenções breves também podem incluir mudança de comportamento ou aconselhamento motivacional. E lembremos que o álcool é um dos gatilhos principais do tabaco. A maioria das intervenções é realizada em contextos de clínicas ou de serviços de emergência.

Uma metanálise primária que incluiu 34 estudos (15.197 participantes) forneceu evidências com qualidade moderada de que os participantes que receberam intervenção breve consumiram menos álcool do que os participantes com intervenção nula após um ano de acompanhamento.

Visando uma melhor eficácia do AB, o projeto Dr. Bartô e os Doutores da Saúde apresenta uma série de materiais criados de 2005 a 2022 para auxiliar e aumentar a eficiência da prevenção de drogas na família. Este programa já é utilizado por muitos pediatras e escolas. São eles:

1. Os livretos do Dr. Bartô

São histórias verídicas, logicamente adaptadas, que fazem a prevenção das drogas lícitas (álcool e tabaco). O ideal é ler com seus filhos e discutir o assunto. Isto aumentará a eficácia do AB.

Os demais livretos para crianças e suas famílias falam de trabalhos sociais (Acesse aqui). A ideia é incluir as crianças nos trabalhos sociais das famílias, pois atividade social é um dos “12 Passos para evitar a armadilha dos vícios” (Acesse aqui).

2. Audiobooks do Dr. Bartô: contação de histórias

Saliento que há no site www.drbarto.com.br todos os livretos de prevenção em audiobook em duas formas: gravação por artista (João Signorelli) e gravação por um Clown (Bruno Mancuso), destinado a crianças menores. Ouça em: Acesse aqui

Há também o material em braille, distribuído para as bibliotecas municipais de São Paulo que tem livros para cegos, com realização de Luis Carlos Pistelli. Todo o material (12 livretos) pode ser lido no próprio site em português, espanhol e em inglês ou ser solicitado via correio. Acesse aqui

Trata-se do AB por meio de pequenos vídeos e entrevistas que em poucos minutos transmitem de maneira agradável o AB para todas as faixas etárias. A literatura médica tem muitos trabalhos relatando a eficácia do AB, com o qual você pode alcançar seus objetivos em ajudar alguém a parar de fumar, a diminuir o uso abusivo de bebida alcoólica ou uso de outras drogas. O AB também serve para dissuadir o jovem a experimentar precocemente as drogas e se tornar dependente. Já temos escolas, ONGs e empresas enviando estes vídeos de AB para os professores, pais e alunos, funcionários, e assim vamos caminhando para um mundo mais saudável e com menor risco de drogas. Bom proveito e colabore sendo atuante e não somente um expectador!!!

Como utilizar o Programa de Aconselhamento Breve (AB) por vídeos do Dr Bartô:

  1. Entre no site: www.drbarto.com.br
  2. Clique em Projeto;
  3. Escolha Aconselhamento Breve;
  4. Escolha o assunto de interesse: tabagismo, álcool, maconha, diversos ou Tabagismo INC;
  5. Escolha um vídeo por semana ou quinzena e encaminhe para o seu grupo de interesse por e-mail ou por WhatsApp.

5. O livro “Os 12 Passos para Prevenção de Drogas”. Acesse aqui

As ONGs que trabalham com o tratamento de dependentes de drogas já são reconhecidas pelo Ministério da Cidadania que cuida do problema das drogas a nível Federal. Os Alcoólicos Anônimos e os Narcóticos Anônimos têm os 12 passos conhecidos mundialmente para que o dependente abandone as drogas. O projeto Dr. Bartô e os Doutores da Saúde têm os 12 passos para que filhos, pacientes ou alunos não se iniciem nas drogas. São eles:

  1. Família unida e com limites;
  2. Fazer as refeições com os filhos, dentro do possível;
  3. Saber o que seus filhos fazem nas horas vagas;
  4. Acompanhar os deveres dos filhos;
  5. Investir no relacionamento familiar: qualidade no relacionamento;
  6. Elogiar boas atitudes dos filhos e não criticá-los ou corrigi-los em excesso;
  7. Não fumar e não beber antes dos 18 anos;
  8. Aumento de atividades culturais e esportivas;
  9. Envolvimento em atividades sociais;
  10. Espiritualidade;
  11. Bons amigos;
  12. Dar o exemplo;

Todos estes itens estão expostos em aula no site www.drBarto.com.br com as estatísticas e efeitos positivos de cada um deles.

6. AB via Rádio USP:

O projeto Dr. Bartô grava uma mensagem sobre drogas há 5 anos que vai ao ar toda terça às 9:30h. Atualmente está sendo quinzenal. São temas atuais sobre drogas que ficam gravados no site acesse aqui e podem ser disponibilizados e encaminhados a quem de interesse.

7. As mágicas do Dr Bartô:  Acesse aqui

Material de apoio para colaborar com estratégias de informação e prevenção de álcool e drogas implementado na prática de abordagem complementar pelo Dr. João Paulo Becker Lotufo, procurando ajudar pais e pacientes nos cuidados e na prevenção de álcool e drogas. A ideia é discutir estes assuntos desde pequeno, pois verificamos que a família que o faz atrasa a experimentação de drogas, fator muito importante para evitar fortes dependências. Coloque como obrigação o aconselhamento breve sobre drogas, lembrando que álcool é uma droga para evitar problemas no futuro.

Este material recebeu menção honrosa no Congresso da Associação Latinoamericana de Tórax (ALAT) de 2021.

Relatores:

João Paulo Lotufo
Denise Swei Lo
Rafael Yanes R da Silva
Núcleo de Estudos do Combate ao uso de Drogas por Crianças e Adolescentes da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto monkeybusiness | depositphotos.com