Os brinquedos, embora, aparentemente inofensivos também oferecem grandes riscos ao seu filho.
A compreensão dos riscos inerentes a cada fase do desenvolvimento na infância ajuda a escolher brinquedos apropriados e a prevenir acidentes.
O controle do governo, normas e leis de melhoria na segurança para a manufatura e uso dos brinquedos, além dos testes nos produtos finais, deveriam atestar que a maioria dos brinquedos ofereça segurança, desde que usados apropriadamente para as idades recomendadas e fases do desenvolvimento equivalente. Se o produto encontra-se no mercado, isto não significa que seja seguro.
Orientações gerais para os brinquedos:
- Não podem ser pequenos e nem soltar ou deslocar partes;
- Não devem possuir correntes, cordas, fitas ou barbantes;
- Não devem possuir extremidades afiadas ou pontudas;
- Devem ser confeccionados com materiais não tóxicos;
- Devem ficar guardados em locais seguros e evitar brinquedos em caixas com tampas;
- Escolher brinquedos que sejam fáceis de limpar;
- Devem ser grandes o suficiente para não serem deglutidos, tampouco devem ser desmontados em partes ou despedaçados;
- Brinquedos para crianças pequenas não devem ter botões ou enchimentos facilmente removíveis;
- Balões vazios jamais devem ficar junto ao acesso de crianças menores de 3 anos;
- Brinquedos operados a pilha são preferíveis àqueles com fios elétricos;
- Brinquedos que devem ficar conectados a uma tomada elétrica, não devem ser utilizados por menores de 8 anos;
- Brinquedos com bordas pontiagudas ou mal acabadas podem cortar;
- Brinquedos de vidro não devem ser usados por crianças pequenas;
- Extremidades pontiagudas devem ter coberturas protetoras;
- O principal local de lesão é o olho, o uso de espingardas, munição de “chumbinho”, arco-e-flecha e bumerangues deve ser restrito a crianças maiores, sempre com a supervisão de adultos.
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Relatoras:
Dra. Renata D. Waksman
Dra. Maria de Jesus C S Harada
Departamento Científico de Segurança da SPSP
Publicado em 13/01/2014.
photo credit: Petro Feketa | Dreamstime.com
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