Texto publicado em 15/12/2014
O ano de 2014 está acabando e está na hora de fazer um balanço.
Em 2014 lideramos o combate à síndrome alcoólica fetal e pretendemos não só manter tal iniciativa, mas também incrementar outras campanhas públicas: incentivo ao aleitamento materno; prevenção de acidentes, obesidade e uso de álcool, drogas ilícitas e tabaco, além do combate à violência contra crianças e adolescentes.
Passamos a contar com assessorias de imprensa e de marketing, o que deve potencializar a capacidade de realização e divulgação das nossas atividades.
A partir de 2014, as publicações da SPSP, disponíveis no nosso site, podem ser acessados pelo computador, tablet e smartphone e os livros estão disponibilizados na forma de e-books. Nossa Revista Paulista de Pediatria foi indexada também no PubMed®, colocando-a entre as mais importantes do mundo.
Nossa nova sede deverá ficar pronta nos primeiros meses de 2015, ampliando nossa capacidade e realizar eventos para atualização, capacitação, divulgação de conhecimentos, habilitação e reciclagem dos pediatras associados e outros profissionais dedicados à infância e juventude. Pretendemos que, em breve, várias atividades lá realizadas sejam transmitidas em tempo real e de modo interativo, via internet, para os associados da SPSP, ficando, ainda sua gravação disponível para serem assistidas posteriormente.
A busca pela excelência da formação do pediatra, das suas condições de trabalho e pelo reconhecimento justo da sua atuação profissional tem sido uma luta obstinada das diretorias de ensino e de defesa profissional. Enfim, muito tem sido feito em virtude à atuação de toda a diretoria e dos departamentos científicos. A todos, meus sinceros agradecimentos.
Entretanto, muito ainda há para fazer. A distribuição da população no Estado de São Paulo, segundo o IBGE, mostra que a taxa de natalidade está em queda e que o maior grupo populacional está entre 30 e 34 anos. Isso significa que as crianças e adolescentes de hoje, daqui a 35 anos, serão em menor número que os idosos. Ao mesmo tempo não estamos vendo, por parte de quem deveria cuidar das políticas públicas, a preocupação em prestigiar os que têm o compromisso de orientar o cuidado do futuro cidadão para construir uma sociedade melhor.
A Constituição Federal, em seu artigo 227 diz: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária…”
Sendo assim, os Pediatras e a SPSP não podem ficar omissos. É nosso dever lutar para dar às crianças e adolescentes, aos pediatras e à pediatria a dignidade a que têm direito!
Para que um Ano Novo Feliz mereça este predicado teremos que merecê-lo! É dentro de cada um de nós que o Ano Novo Feliz germina. Vamos cultivá-lo!
2015 vem aí! Que seja Feliz para todos!
São os votos do
Mário Roberto Hirschheimer
Presidente da SPSP