12 de outubro: Dia das Crianças

12 de outubro: Dia das Crianças

Texto divulgado em 11/10/2024


Neste Dia da Criança, queria deixar uma mensagem de otimismo. A humanidade vive um período que gera extrema ansiedade. Há muitas frentes de inquietação espalhadas pelo mundo: nações em guerra; alterações climáticas surpreendentes acarretando efeitos catastróficos nas cidades, cada vez mais intensas e severas; elevação das temperaturas médias nos oceanos; desaparecimento de enormes áreas de florestas; derretimento de geleiras; insegurança digital; inteligência artificial; desemprego; violência urbana; a escalada do poder do narcotráfico em escala mundial, as múltiplas formas de violência contra a criança e o adolescente – a física, a psicológic a, a sexual, etc…

É fácil pensar num mundo melhor e mais feliz. Algumas diretrizes:

A criança deve ser o centro de total atenção. Criança não é o problema, ela é a solução.

Se construirmos um mundo melhor para uma criança, certamente esse mundo será melhor para todos.

Se tivermos olhos encantados pelo belo e inquietos pela curiosidade, como são os olhares das crianças, passaremos a enxergar o mundo de maneira mais justa e bela, passaremos a cultivar a imaginação e a criatividade, passaremos a dialogar com mais frequência e com mais interesse. A vida nos deslumbrará nos detalhes e na simplicidade, a natureza voltará a ter seu viço.

Se tivermos a singeleza de coração de uma criança, saberemos perdoar com mais facilidade e “sacudir a poeira e levantar novamente”.

Parabéns a todas as crianças!

Fernando MF Oliveira

Coordenador do Blog Pediatra Orienta da SPSP