09 de Junho: Dia Nacional da Imunização

09 de Junho: Dia Nacional da Imunização

 

 

 

 

 

No dia 09 de junho comemora-se o Dia Nacional da Imunização. Data pouco lembrada, porém de uma enorme importância. Os feitos alcançados pelas imunizações representam um dos maiores avanços em saúde pública já conquistados pelo homem.

Foi através de extensas campanhas de vacinação que se alcançou a erradicação da varíola do planeta, a eliminação da poliomielite em quase todo o mundo, o controle do sarampo e da rubéola, além da grande queda da mortalidade infantil em diversos países. Porém, a existência ainda hoje de mortes ou sequelas causadas por doenças preveníveis por vacinas, nos mostra que há ainda muito por fazer, e este é o grande desafio.

O Brasil pode se orgulhar de ter um dos melhores programas públicos de imunização, com coberturas vacinais que são referência em todo mundo. Inclusão de novas vacinas no calendário, distribuição universal das mesmas e produção nacional são demonstrações de nosso bem sucedido programa. Vacinas contra pneumonias, meningites, diarréias e o enfrentamento de uma pandemia de gripe são exemplos de conquistas.

Os avanços não param, e novas e melhores vacinas são desenvolvidas a cada ano. Mais segurança e mais proteção são sempre objetivos a serem buscados. Sonhamos ainda com vacinas contra a dengue, malária, AIDS e tantas outras enfermidades que afetam a nossa população. Certamente este será o século das vacinas.

Temos ainda outro grande desafio pela frente, o de promover o acesso às imunizações para todos, especialmente nas  regiões mais pobres do mundo, onde a carga de qualquer doença é ainda maior. Sabemos que a saúde anda de mãos dadas com a educação e é somente através dela que poderemos transformar a realidade da saúde do mundo.

Vacinação deixou de ser exclusividade da criança, e hoje adolescentes, adultos, gestantes, idosos e viajantes passam a ser alvo dos programas de imunização específicos para eles. A família passa a ser o alvo da prevenção.

Temos muito que comemorar, mas ainda muito para avançar. É tempo de olhar para trás e reconhecermos os avanços conquistados, mas também é preciso olhar para frente, e refletir sobre o futuro, em busca de uma sociedade mais justa e protegida.

A todos aqueles que trabalham no desenvolvimento de novas vacinas e em sua produção; aos que cuidam do transporte e da rede de frio; a todos os profissionais da saúde que recomendam e demonstram às famílias a importância de se vacinar, e especialmente àqueles que dentro das inúmeras salas de vacina desse país promovem o ato vacinal, nossa sincera homenagem e nosso reconhecimento pelo nobre trabalho.

Dr. Renato de Ávila Kfouri
Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e membro do Departamento de Infectologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Texto divulgado pela SPSP em 6/06/2011